Saturday 27 December 2014

SOMERSET HOUSE

Fotografia, fotografia... e mais fotografia!  A Somerset House todo mundo já conhece.   Então, vamos ao que interessa!  Exposições fotográficas (isso mesmo!  No plural, para ser mais exato, 3 exposições!)!
Vou começar pela GUY BOURDIN: IMAGE MAKER!  A exibição  fica exposta até 15 de março e custa £9!
Nunca havia ouvido falar dele (mais informações: Guy Bourdin) e, muito menos, de seus trabalhos! Na procura por exposições fotográficas, acabei achando e resolvi verificar (mesmo o editorial de moda não sendo o meu estilo de fotografia predileto).  Bom, a exposição conta com muitas fotos (fácil, são mais de 50!), a sua maioria são de trabalhos feitos para o designer de calçados Charles Jourdan (também desconhecido, na minha humilde ignorância...) e para revista Vogue! Em um dos seus trabalho (para o designer Charles Jourdan), expostos na exibição, o fotógrafo substitui modelos vivas, por pernas de manequins (que vão até o joelho, somente!!!).  Além das fotos, a exibição mostra filmes (filmados em modelo super 8) e fotos feitas em formato Polaroid (a maneira mais fácil de se ter um preview da foto, em tempo quase real, em uma era bem distante da fotografia digital!). Outro dado curioso sobre o artista, é a sua habilidade em fazer fotos, pra revistas, já antecipando a edição e, assim, "despachando" editores e diretores!
Vale a pena pagar para ver a exibição?  A resposta é sim e não! Sim, se você for, ou gosta, do estilo (editorial de moda) e não se você estiver procurando por uma exibição fotográfica!
Até 25 de janeiro, estará sendo exibida a exposição: WOUNDED: THE LEGACY OF WAR by BRYAN ADAMS!  Gratuita, a exposição mostra portraits de militares britânicos que sofreram algum tipo de trauma (amputações, queimaduras, deformações...) em ações, atuando pelas forças armadas britânicas (em especial, nas últimas guerras no Iraque e Afeganistão).  São mais de 30 imagens que, apesar do teor (fortes, muito fortes), são de excelentes composições!  Muito boa a exibição!
A última exibição (também gratuita!) é a CHRIS STEIN / NEGATIVE: ME, BLONDIE, AND THE ADVENT OF PUNK que, também, vai até 25 de janeiro.  Chris Stein (guitarrista da banda, que, quem está nos finais de seus 30 anos, sabe quem a banda foi...) traz fotos da banda (grande maioria com a presença da vocalista Debbie Harry) e retrata o início do movimento punk/new wave nos Estados Unidos.  Além da banda, a exibição conta com fotos de artistas como: Ramones, B-52's, Joan Jett, Cherry Curry, Richard Hell, Iggy Pop... Nem preciso dizer que a exposição é boa né? Sem falar na loja com camisas, canecas, posters e mais um monte de parafernálias da banda e, principalmente, a trilha sonora de primeira que acompanha a exposição, praticamente, um oásis em tempo de The Voices, X Factor da vida...
Resumindo!  Não tem nada para fazer?  Tá chovendo? Corre para a Somerset House, que, além do prédio (que fica mais bonito em época de Natal, com o mercado/café montado da Fortnum and Mason  "contaminando" os corredores com cheiro de mulled wine) tem opção de diversão garantida.




GUY BOURDIN: IMAGE MAKER

WOUNDED: THE LEGACY OF WAR by BRYAN ADAMS

CHRIS STEIN / NEGATIVE: ME, BLONDIE, AND THE ADVENT OF PUNK

No comments:

Post a Comment